Estamos aqui 24h

é só clicar

Como vencer um vício e a importância de superar a vergonha
Publicado em: 08 de março de 2019

Atualizado em: 14 de outubro de 2024

Como vencer um vício e a importância de superar a vergonha

Entender como vencer um vício é um problema real e pode ser uma fase difícil da vida. 

As drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas, provocam efeitos diversos no organismo e no psicológico dos usuários, por consequência afetando também o lado social da pessoa, isto é, sua família e amigos.

A infelicidade e a culpa trazida após o uso podem fazer com que os usuários desenvolvam a vergonha, pelo medo de serem criticados ou reprovados pelas pessoas que amam.

Conheça tratamentos e cuidados para conseguir vencer o seu vício ou o de alguém próximo durante o texto.

Como inicia o vício em drogas?

O vício se dá por diversas formas. E não nos cabe julgar a pessoa que sofre com esse tipo de problema. 

Da mesma forma que talvez para você usar drogas seja algo que você nunca faria, para outros pode parecer atrativo ou um escape para a situação complicada que a pessoa vem enfrentando. 

Dentre os principais motivos para o uso de alguma droga pode se destacar: 

  • Experiências traumáticas
  • Problemas com a família
  • Desequilíbrio nas substâncias dos neurotransmissores
  • Influência de grupos e/ou amigos
  • Condições duras de vida
  • Doenças crônicas
  • Transtornos mentais

Pessoas com doenças crônicas e com problemas graves no âmbito familiar, por exemplo, podem buscar as drogas para aliviar as dores que sentem (física, psicológica e emocional).

No caso dos adolescentes e jovens também é muito comum buscarem as drogas como forma de fuga para os problemas pessoais e familiares. Além de sofrerem influência e pressão de “amigos” para experimentarem. 

Alguns jovens ainda procuram pela curiosidade, para testar se a droga realmente possui o efeito que dizem e acabam sentindo na pele suas consequências. 

como vencer um vício

A importância do tratamento adequado para vencer o vício

Como disse, o tratamento adequado pode mudar totalmente o curso da vida de quem é usuário, pode literalmente salvar uma vida, o tratamento não vai só parar com a compulsão e obsessão pela droga como vai fornecer o suporte necessário para a reconstrução social, física e psicológica.

Um tratamento adequado permite que o paciente se livre de seus pensamentos e sentimentos negativos para dar espaço a pensamentos construtivos, ajudando o paciente a entender os próprios motivos que o fizeram buscar o caminho das drogas e garantir uma nova autonomia nessa nova fase.

O tratamento não só lhe dará força para passar pela situação como lhe ensinará a se manter ciente e limpo, enfrentando os novos desafios que virão. 

Para isso, é preciso desconstruir-se e se montar novamente para vencer o vício, deixando todos os maus hábitos e culpas para trás e vivendo um dia de cada vez.

Como vencer um vício: os desafios do tratamento

O tratamento é sempre melhor quando o paciente está engajado e disposto a se abrir e enfrentar seus maiores medos, mas, ainda assim, a vergonha pode ser um empecilho.

Pode ser vergonhoso ter que admitir que é um dependente químico. Isso acontece também porque na visão da sociedade aquele que se vicia em drogas é um marginal, frequentemente associado a contextos de crimes ou possíveis crimes.

Assim, o próprio viciado pode sentir vergonha de si e do que cometeu durante seu vício, o processo para vencer o vício. Vai se formando um vazio dentro da pessoa, e a vergonha impede que ela se assuma como um dependente que precisa de ajuda. 

Por isso, reconhecer esse estado é o primeiro passo de uma jornada de tratamento.

As barreiras que escondem a vergonha

Estando numa situação crítica, um adicto pode fazer uso do perfeccionismo como método para esconder a vergonha e assim, o indivíduo tende a cobrar de si mesmo de maneira excessiva.

Como ninguém consegue ser perfeito, as falhas acontecem e, então, o indivíduo passa a nutrir um sentimento de vergonha sobre si mesmo o incapacitando de pedir ajuda.

De maneira oposta ao perfeccionista, existem aqueles que se sentem desconfortáveis com certas situações e se valem da falsa autoconfiança.

Externam uma imagem falsa enquanto, por dentro, sentem-se vazios e incompletos. É quando acabam usando substâncias químicas ou álcool para preencher o vazio. Contudo, o efeito é o contrário e a solidão só aumenta.

É uma sensação de alívio que não dura, apenas escondem o problema sem a menor chance de resolvê-lo. Por isso, é preciso que se tenha em mente que o “ser humano é um ser falível e menos que perfeito”.

Entendendo a vergonha para conseguir vencer um vício

A vergonha é um sentimento presente em diversas situações da vida do indivíduo, a qualquer pessoa pode vir a senti-la. 

Ela pode ser decorrente a algo errado que o indivíduo fez e que se arrepende, a críticas, sentimentos de inadequação ou quando fracassamos em uma situação da qual queríamos acertar.

A vergonha excessiva é um problema emocional que cria obstáculos ao desenvolvimento pessoal de cada um e isola o indivíduo. Como se criasse um vazio interno e impedisse relacionamentos.

O sentimento de vergonha e os familiares

No processo de tratamento do dependente químico, a família se depara com a vergonha de ter um ente próximo entregue ao vício. 

A aceitação do problema se torna difícil devido a negação e a essa vergonha que podem sentir dos vizinhos e amigos. Isso faz com que custem a admitir que possuem um dependente na família.

Desta forma, acabam se afastando dele e se tornando um obstáculo em sua recuperação. Contudo, é muito importante que o dependente tenha o apoio e auxílio da sua família nesse momento difícil.

É preciso que o familiar também busque ajuda e informações para saber como agir de forma correta, ajudando da melhor maneira possível no processo de recuperação.

como vencer um vício

Aceitando e tratando o vício

Não basta apenas querer mudar. O indivíduo adulto, antes de qualquer coisa, deve aceitar sua impotência perante ao vício, aceitando, ainda, determinadas características em sua conduta, como a própria vergonha.

Assim, o tratamento da dependência é baseado no TRE (Terapia Racional Emotiva) e é preciso entender que nem todo sentimento é gerado a partir de uma situação específica, mas sim fruto da vivência, da personalidade e interpretação de cada um. 

A vergonha tem de ser combatida por um raciocínio lógico, deve-se perguntar “quem”, “o quê”, e “por que” a fim de se descobrir seu fundamento e sua origem. 

Logo se verá que era um sentimento fútil, ocasionado por algo que não tinha relevância ou que fora ocasionado por outra pessoa.

Este não é um processo rápido e de resultados iminentes e é feito dia após dia. Toda vez que o sentimento de vergonha surgir, o indivíduo deve se valorizar, colocando-se como imperfeito e falível, assim como qualquer outro. 

As Clínicas de reabilitação, os terapeutas e leituras sobre o tema complementam o tratamento, além de grupos de apoio direcionados ao fato gerador da culpa (abuso sexual, excesso de peso, problemas financeiros ou familiares, AA ou NA).

A vergonha é, enfim, um juiz interior que analisa e repreende a pessoa, onde este juiz é implacável e cobra em excesso. 

É preciso, portanto, para que este juiz perca força, que cada um tenha em mente que não é perfeito e que está sujeito a erros.

Como vencer o vício: O papel da clínica de recuperação no tratamento

A clínica de recuperação é um local onde o viciado pode recorrer para se tratar e se recuperar para viver em sociedade sem que ocorra mais problemas com relação à sua adicção. 

De modo que os problemas nos âmbitos sociais, físicos e psicológicos serão tratados ao seu tempo para que o paciente possa se recuperar e reaprender novamente o que é viver e se comportar em sociedade.

A clínica de reabilitação não possui como objetivo tratar apenas do vício, pois o vício foi desencadeado por outros motivos ou até mesmo por outras doenças. É preciso ir mais profundo e entender como esse paciente chegou até aquela situação e assim tratar a origem dos problemas.

Onde encontrar uma clínica de recuperação para dependentes químicos?

A clínica de recuperação do Grupo Recanto está sempre disposta a lhe atender, somos referência no tratamento de dependentes químicos no Norte-Nordeste e estamos no mercado há mais de 13 anos.

Em nosso modelo terapêutico contamos com três tratamentos que funcionam como tripé para toda a fundação, que são a utilização do modelo dos doze passos, terapia racional emotiva e abordagem de aconselhamento em dependência química

Juntos formam um modelo de tratamento capaz de tratar essa doença biopsicossocial que é a dependência química.

Nós possuímos clínicas nos Estados de Sergipe e Pernambuco,. São clínicas que contam com médicos 24h, ambulatórios, equipe com multiprofissionais da saúde para atender diversas demandas do tratamento.

Clique aqui para saber sobre as clínicas de recuperação do Grupo Recanto!

Conclusão

O vício é um problema crescente na sociedade. Por isso, o senso de urgência quando se fala na necessidade de aceitação e tratamento. 

É uma doença que precisa de um tratamento especializado. Seja através de psicoterapia, medicamentos ou internação, alguma medida sempre tem que ser tomada antes que o quadro só piore.

Não deixe que o vício e a vergonha triunfem sobre seu parente e seu amigo, não deixe que essa doença afete também sua família e que destrua a vida das pessoas ou as marque profundamente.

Tudo isso pode ser evitado com a busca pelo tratamento certo e na hora adequada. Seja firme e procure não julgar a pessoa que necessita de ajuda. Pratique sua empatia, trate-o como uma pessoa que está realmente doente e precisa de ajuda.

Agradeço por nos acompanhar até aqui e continue lendo nosso blog.

Nós ligamos para você