O lança-perfume é uma droga que primeiramente tem origem na Argentina no século XIX, mas posteriormente a mesma foi se popularizando no Brasil, através do carnaval carioca, onde era usado em forma de brincadeira, e possuía um cheiro adocicado, as pessoas na rua borrifar a substâncias nos rostos da outra fazendo com que se sentissem eufóricas em meio a festividade.
Por muitos anos o lança perfume foi importado para o Brasil e consumido legalmente, onde era consumida em festividades, pois aparentava não causar danos, sendo aceita socialmente assim como o álcool.
Sendo assim com a falta de monitoramento no consumo dessa substância muitas pessoas, começaram a morrer por conta da alta intoxicação que o lança perfume causa, fazendo com que as autoridades nacionais fizessem vista grossa para com a substância
Segundo um artigo publicado pela universidade de São Paulo( USP), essa droga é muito comum no continente americano principalmente na América Latina, onde é muito comercializada, e possui no seu composto vários solventes, dentre eles cloreto de etila, já mostrando a nocividade da substância pois o cloreto de etila é usado em anestesias e para a produção de um composto responsável pela gasolina.
Neste texto apresentaremos os riscos do uso impróprio de lança perfume, o que o mesmo pode causar ao organismo humano, além de apresentar alternativas que colaborem para conscientização, prevenção e tratamento para aqueles que consomem esse produto.
Fonte imagem de capa: G1
O que é Lança-perfume?
O lança perfume é uma droga inalante usada recorrentemente em festas, onde em seu aspecto líquido a mesma é inalada ao ser borrifada, fazendo com que cause efeitos eufóricos, mas a mesma também pode causar sérios danos ao organismo, fazendo com que a intoxicação por essa substância traz sérios riscos para o indivíduo.
Segundo uma pesquisa feita pelo Brazilian Journal of Forensic Sciences, na substância do lança – perfume são encontrados perigosos compostos, que até mesmo são proibidas aqui no Brasil, sendo assim demonstrando também o alto teor de compostos orgânicos voláteis, que acaba por facilitar seu consumo de modo recreativo. Sua mistura é composta por éter, cloreto de etila e clorofórmio, e na maioria das vezes possui um aroma um tanto adocicado para que seja possível atrair novos usuários e mascarar o cheiro forte que resulta da mistura desses compostos.
Sendo assim esta substância é comercializada em frascos como perfume, para que seja inalada pelo nariz ou pela boca. Mas não se restringe em somente esse recipiente, em certas festividades como no carnaval o lança-perfume que também é chamado de loló, onde pode ser encontrado sendo usado através de latas e garrafas plásticas, onde também pode representar riscos uma vez que o líquido da substância pode corroer o recipiente.
Leia também: Drogas inalantes : entenda como ela é prejudicial a saúde
Efeitos físicos e psicológicos do Lança-perfume
Segundo o Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas(CEBRID), o lança perfume causa efeitos tanto no nosso cérebro quanto no nosso corpo, além de efeitos extremamente tóxicos. Os efeitos tem sua ativação a partir do momento da inalação, ou seja, sendo bastante rápidos, assim como são igualmente velozes a ir embora, fazendo com que o usuário precise novamente usar a substância. Mas o lança perfume também pode causar efeitos a longo prazo por conta da sua nocividade, efeitos esses que serão citados posteriormente:
alucinações
Um dos primeiros efeitos após a inalação são as alucinações, que são perturbações, tanto auditivas como visuais, fazendo com que o indivíduo fique atordoado, muitas vezes perdendo a consciência, acreditando que está em outro lugar devido a perda de contato com a realidade, por conta de alterações que ocorrem no campo cerebral, a percepção do indivíduo fica alterada, abrindo a possibilidade de se ter uma experiência alucinógena.
aceleração da frequência cardíaca
Sendo assim conseguinte as perturbações alucinógenas, a aceleração da frequência cardíaca também aparece como um efeito, devido aos fortes compostos entrarem em contato com a corrente sanguínea, fazendo com que as perturbações façam com que nosso sangue corra mais rápido pelo nosso corpo.
destruição das células cerebrais
É de se esperar que uma substância como o lança perfume, onde é constituído a partir da mistura de vários compostos químicos nocivos, faça mal a nosso organismo, e uma dessas formas é a destruição das células cerebrais.
Isso acontece por conta da alta toxicidade que carrega a substância fazendo com que a química do nosso cérebro seja alterada, por tanto fazendo com que as células cerebrais não aguentem a substâncias químicas do lança perfume, sofrendo uma deterioração, podendo acarretar em problemas neuronais e psicológicos.
depressão
A depressão é um dos efeitos que são sentidos logo após passar a fase de excitação, onde existe a falta do estímulo do lança perfume, faz com que a euforia não seja mais sentida causando um estado de tristeza, mas esta depressão pode ir evoluindo, caso o uso impróprio da substância não pare se a mesma não for tratada.
Com os efeitos do composto a depressão se aprofunda onde o usuário não consegue reagir diante o uso, fazendo com que o indivíduo seja mais intoxicado, podendo trazer sérios danos a sua saúde.
Riscos do uso do lança-perfume
Segundo um artigo publicado pela revista da AMRIGS, o lança perfume está entre as drogas mais usadas no país, representando 18.3% a porcentagem de pessoas que declaram que já fizeram o uso da substância.
Sendo assim, diante da alta porcentagem encontrada, é importante falar sobre os riscos que o uso do composto para fins recreativos pode causar, sendo riscos tanto a curto prazo quanto a longo prazo, a sua nocividade se mostra presente a cada relato.
Diante o uso do lança perfume existe uma grande possibilidade de representar um risco para a própria pessoa, sendo uma droga com efeito rápido, muitas pessoas que usam sofrem perturbações ficando desnorteadas, fazendo até mesmo que elas desmaiem, podendo trazer sérios riscos de lesão na cabeça, assim como em outras partes do corpo.
Outro grande risco se trata de lesões e degradações do corpo cerebral, além do sistema cardiovascular, onde as propriedades químicas da substância altera repentinamente a frequência cardíaca, podendo gerar a longo prazo arritmias e taquicardias, e enquanto as lesões cerebrais se refletem na perda de cognição, controle do corpo, e depreciações de demais funções corporais e representando um grande risco para o indivíduo que faça um uso impróprio do composto.
Leia também: Drogas lícitas e ilícitas: Saiba as consequências
Dependência química do lança-perfume
A dependência química é um risco eminente para pessoas que fazem uso de qualquer substância química, com o lança perfume não seria diferente, segundo um artigo publicado pela Universidade de São Paulo, as drogas solventes e inalantes são umas das mais usadas pela população, abrindo a porta para a dependência química das mesmas.
Com isso a dependência causa um grande mal que cerca o indivíduo, sua família, amigos e todos aqueles ao seu redor, onde o foco total do mesmo é somente usar a droga, esquecendo da importância que a sua família representa para o mesmo, perdendo sua moral, buscando até mesmo meios ilícitos para ter acesso a substância.
Além do dano social e relacional que a dependência química causa, existem os danos no organismo, danos mentais, onde caso não seja cuidado o sujeito estará sofrendo com as doenças cardíacas e a degradação mental causada pela droga, além disso todas as suas angústias mentais podem ser potencializadas a ponto de de evoluir para síndromes e transtornos que caso não tenham um acompanhamento adequado fará com que o mesmo fique preso a sua fissura.
Por isso se torna cada vez mais preciso um acompanhamento dos usuários onde sejam proporcionados uma conscientização e uma prevenção do uso do lança perfume para que se possa ter uma nova perspectiva de vida.
Como identificar um usuário de lança-perfume
Assim como outros usuários de droga indivíduo que consome o lança perfume pode ser identificado de acordo com seu comportamento, assim como os objetos que carrega consigo, mas também é importante frisar que os usuários de droga são pessoas em sofrimento que procuram alívio por meio da droga que por sua vez não funciona, precisando de um tratamento intensivo e monitorado por profissionais para a sua recuperação .
Sendo assim um usuário de lança perfume muitas vezes se apresenta enquanto está sob os efeitos da droga, com suas funções cognitivas um tanto comprometidas, onde não consegue falar, ou formar grandes frases, se apresenta desequilibrado além de sonolência e inconsciência causados pelas fortes propriedades da substância.
Dentre os objetos que carrega, que também vira uma características para esses indivíduos, são encontradas latas, garrafas, borrifadores onde armazenam sua droga, de forma líquida, sendo assim é importante estar atento pois o mesmos enquanto sobre os efeitos podem perder a consciência, podendo trazer riscos para ele mesmo e os próximos ele.
Sendo assim é importante ficar atento em como se pode identificar um usuário, para que seja possível tomar medidas cabíveis, onde se possa ter cuidado com o que deve ser feito, sendo até mesmo necessário para prevenir alguns riscos.
Leia também: Saiba quais são as 13 drogas mais usadas no Brasil
Lança-perfume é proibido?
O lança perfume antigamente no século XX era bastante usado, sem proibições, tanto que o produto era vendido livremente e importado por compradores nacionais de produtoras francesas, assim como as mesmas abriram filiais no Brasil e começou a comercialização nacional.
Mas conforme foi visto pelas autoridades, a droga causou um sério quadro de intoxicação levando pessoas a óbito. Segundo a USP em 1961 tanto a fabricação quanto o consumo e o comércio da substância se tornaram ilegais no governo de Jânio Quadros através de um decreto feito pelo mesmo.
Sendo assim o decreto do ex-presidente ajudou a gerar a Lei N° 5.062/6612, onde a mesma ainda hoje está em vigor, e ainda assim alguns compostos como clorofórmio e o cloreto de etila começaram a ter seu comércio inspecionados e controlados no Brasil
Com isso foi possível compreender que o lança perfume é sim ilegal uma vez que esta substância representa um grande perigo para a sociedade, seja individualmente para cada cidadão assim como indiretamente com as pessoas que sofrem com a dependência causada pela droga.
Prevenção e conscientização
De acordo com um artigo publicado pela secretaria de educação do Paraná a prevenção do uso indevido de drogas é todo o trabalho existente feito para diminuir o consumo e acabar com o desejo do usuário diante da substância.
Sendo assim com um alto potencial de êxito diante a diminuição do consumo e também um afastamento da droga, é sempre necessário, fazer e promover programas onde sejam possíveis trabalhar a prevenção do uso além de conscientizar para prevenção de recaídas futuramente.
Para isso, alguns programas mostram o risco e as consequências do uso da substância como forma de conscientização, levando o indivíduo a refletir sobre que escolhas o mesmo deseja fazer diante da situação.
Além disso para os adictos também existem programas que relembram e trabalham o senso comunitário, as consequências que resultaram no estado atual, além de auxiliar o mesmo a trilhar um novo caminho de perdão, recuperação e acolhimento.
Conclusão
Nesse texto compreendemos alguns aspectos sobre o lança perfume além disso como o mesmo pode ser prejudicial para a saúde do organismo, sendo eles alucinações, degeneração de células cerebrais, depreciação das funções corporais, além de todos os danos mentais, como dependência química, depressão, podendo até mesmo potencializar transtornos e psicoses.
Sendo assim o lança perfume mesmo parecendo inofensivo pode causar grandes intoxicações podendo levar seus usuários a óbito, justificando a proibição do seu consumo e da sua venda, fazendo com que até os compostos usados para a sua produção sejam fortemente fiscalizados pela segurança nacional para que se saiba para que fins será usado os produtos.
Com isso se mostra cada vez mais importante a propagação da prevenção e da conscientização sobre o uso dessa substância, de modo que promova uma nova realidade, uma nova forma de pensar diante a dependência química e até mesmo compreender a necessidade de tratamento.
Na Clínica Recanto possuímos uma equipe médica e uma equipe terapêutica que proporciona ao indivíduo e sua família, a possibilidade da recuperação, através de trabalhos feitos dentro da clínica e palestras para as famílias, para que a mesma faça parte da recuperação.
Fabrício Selbman é Diretor do Grupo Recanto, rede de três clínicas de tratamento de dependentes químicos referência no Norte e Nordeste nesse segmento, e também é:
- Formado em marketing e pós-graduado em gestão empresarial;
- Especialista em Dependência Química pela UNIFESP. Especialização na Europa sobre o modelo de tratamento Terapia Racional Emotiva (TRE);
- Psicanalista pela Associação Brasileira de Estudos Psicanalíticos do Estado de Pernambuco (ABEPE);
- Professor de Especialização na Associação Brasileira de Estudos Psicanalíticos do Estado de Pernambuco (ABEPE);
- Diretor do Grupo Recanto, rede de três clínicas de tratamento de dependentes químicos referência no Norte e Nordeste nesse segmento.