Caucaia no Ceará é uma cidade que possui seu nome derivado de uma palavra indígena de significado “mato queimado”, que também era usada de modo grosseiro pelos portugueses para se referir aos índios daquela região.
Acontece que desde 2010 a cidade vive uma intensa modernização e industrialização urbana, na medida que também é o segundo lugar mais procurado do Ceará em questão de turismo.
Na medida que se desenvolveu, também formou pontos de interesses para tráfico e consumo de drogas, infelizmente, sabemos que a região Nordeste é uma das mais visadas por esse setor.
Por isso, existem as clínicas de reabilitação em Caucaia, para cuidar da consequência desse uso de drogas, os dependentes químicos e da doença biopsicossocial que os acompanha a dependência química.
Saiba como funciona uma clínica de reabilitação em Caucaia
Primeiro, explicarei o que é uma clínica de reabilitação de maneira geral e para que serve, incluindo sua duração, tipos de tratamentos disponíveis, serviços oferecidos e muito mais.
As clínicas de reabilitação em Caucaia devem funcionar em regime de abstinência total, filosofia adotada pela maioria das clínicas no Brasil.
O sistema é uma forma de manter a dependência química saudável e longe das drogas, desintoxicando assim seu sistema.
Ser capaz de viver uma vida de completa abstinência, livre de dependência, tendo novamente sua vida sob seu controle e mantendo sua saúde baseada em um novo estilo de vida.
Tempo de recuperação
Os tempos de recuperação são definidos por cada clínica, porém, na maioria dos casos, seu tratamento costuma durar 90 dias ou 180 dias, e há casos em que ambos são oferecidos, como no Grupo Recanto.
O tempo dependendo da situação não é determinado apenas pela clínica, como internação involuntária, o período máximo de internação involuntária é de 90 dias por lei, assim como na internação compulsória que seu prazo limite quem decide é o juiz, como veremos mais adiante.
Tratamentos utilizados
Os tipos de tratamentos utilizados são muito diversos, devido ao fato de a dependência química ser uma doença muito complexa por si só. Isso resulta em danos à saúde física, mental, biológica e social de forma crônica e progressiva.
A desintoxicação inicia-se paralela ao início do tratamento, isso inclui a abstinência total para remover os resíduos do medicamento do corpo para que o paciente possa recuperar o estado de consciência sem ser afetado pelo medicamento, e todo o processo é acompanhado por uma equipe multidisciplinar de saúde.
Após esse momento, é hora de se conscientizar dos danos que a dependência está causando na sua vida e de seus entes queridos, e o processo psicoterapêutico para tratar a principal causa dessa dependência.
E pôr fim ao se aproximar um pouco mais de sua reinserção em sociedade é realizado também o trabalho de ressocialização, para que a pessoa possa retornar a sociedade como novos hábitos, pensamentos e comportamentos, para que não retorne às drogas.
Estrutura
É importante que cada clínica de reabilitação em Caucaia tenha o espaço e as ferramentas necessárias para realizar o tratamento, uma vez que fazem parte do tratamento o acolhimento, momentos de lazer e reflexão.
Por isso é importante observar se há campos, quadras de esportes, piscinas, postos médicos, acomodações para cada profissional, tudo isso pode ter um grande impacto no tratamento.
Um dos pontos mais importantes é a presença de uma unidade de decisão clínica (UDC) para acompanhar detalhadamente a saúde dos pacientes presentes, assim como auxiliá-los em questões de necessidades físicas e mentais.
Qual o papel que uma clínica de reabilitação desempenha?
A Clínica de Reabilitação é responsável pela prestação de serviços especializados para atendimento médico e terapêutico relacionado à dependência química.
Isso significa que é um serviço médico complementar, e muitas pessoas que procuram um médico não podem ser atendidas pelo sistema médico padrão, então a clínica de reabilitação de Caucaia tem a função de acolher, revitalizar e reintegrar à sociedade.
Para que assim evite recaídas mostrando aos outros um modo de vida seguro, desenvolvendo novos hábitos, construindo novas amizades e garantindo conexões sociais.
Conheça os tipos de internação que uma clínica de reabilitação pode oferecer
Diante de tanta explicação, talvez se pergunte como é possível realizar o processo de internação? E de que formas ele pode ser feito?
Existem três meios padrões de se realizar uma internação, veja as diferenças entre eles:
Internação voluntária
A internação voluntária é a internação mais simples e fácil de ser realizada, pois o paciente reconhece que está em uma má situação e precisa de ajuda para sair dela, assim ele mesmo procura pelo serviço das clínicas de reabilitação.
Internação involuntária
Já na internação involuntária é preciso intervenção de terceiros, nesse caso da família, pois apesar de provocar prejuízos a si mesmo e aos outros em seu redor, não consegue reconhecer que já perdeu o controle de sua vida.
Assim é necessário que a família, em especial os parentes de primeiro grau, dê entrada no processo de involuntariedade, com a presença de um laudo médico que comprove a dependência química do paciente em questão.
Por motivos de lei, a internação involuntária pode apenas durar 90 dias, podendo ser estendida se o paciente se tornar voluntário.
Internação compulsória
A internação compulsória também acontece contra a vontade do paciente, porém não por determinação familiar e sim de um juiz, para esse processo também é necessário um laudo médico indicando a dependência química.
Se baseando no histórico de saúde e pessoal do paciente, assim como em relatos e no laudo médico apresentado é que o juiz toma suas decisões, que deve ser cumprida, sendo o tempo de estadia em clínica de reabilitação determinado pelo próprio juiz.
Como escolher uma boa clínica de reabilitação em Caucaia?
É sempre uma questão a se pensar quando vamos escolher ou contratar um serviço, ainda mais quando só ele pode salvar a vida de um ente querido, um (a) filho (a), um (a) irmão (ã).
Assim lhe ensinarei nos pontos que são mais importantes de prestar atenção e de se ter cuidado na hora de escolher uma boa clínica de reabilitação em Caucaia, para que dessa forma o objetivo de resgatar uma vida seja alcançado.
Equipe multidisciplinar
Antes, eu mencionei que a doença da dependência química funciona de modo biopsicossocial, atingindo diferentes áreas da vida da pessoa, logo, precisa-se de uma equipe tão biopsicossocial quanto, versada em múltiplas áreas da saúde.
Desta maneira é preciso que cada clínica esteja devidamente preparada com uma equipe multidisciplinar, com diferentes profissionais para cada área que precisa de cuidados.
Profissionais como:
- Médicos clínicos
- Psiquiatras
- Enfermeiros
Psicólogos - Técnicos de referência empírica
- Terapeutas ocupacionais
- Educador físico
- Capelão
Estrutura de clínicas
A estrutura das clínicas em Caucaia é um dos aspectos mais importantes, pois o quão bem cuidada a clínica está e mais ferramentas tem disponível, maior é a indicação de que oferece um serviço de qualidade.
Assim o espaço da clínica deve oferecer com qualidade a oportunidade de atividades lúdicas, terapêuticas e condições e ferramentas para os atendimentos das mais diversas modalidades.
Caso não encontre uma clínica que atenda esses padrões, pode procurar pelo Grupo Recanto, pois somos especialistas no tratamento de dependência química e saúde mental, com clínicas localizadas em Igarassu (Pernambuco) e São Cristóvão (Sergipe), com unidades masculina e feminina.
Quanto tempo fica internado numa clínica de reabilitação?
O tempo a ficar internado em uma clínica de reabilitação em Caucaia depende de alguns fatores, como o tipo de internação, por lei a internação involuntária não pode passar dos 90 dias.
Nos casos da internação voluntária depende primeiro dos modelos de tratamento de cada clínica, o Grupo Recanto opera com tratamentos em 90 dias e 180 dias, assim o paciente e a família podem escolher a opção que melhor se encaixar na demanda.
Já nos casos de internação involuntária quem decide o tempo de internação é o juiz por meio da decisão judicial, tendo este tempo de ser obedecido sem ser quebrado, apenas em caso de novas ordens judiciais que revogue a anterior é que o paciente pode sair antes do tempo determinado.
Como funciona visita em clínica de reabilitação?
O momento de visita em uma clínica de reabilitação é sempre um momento muito aguardado, para um reencontro precioso, de modo que os parentes e amigos já esperam ver mudanças na pessoa e saber como anda o tratamento.
Veja bem, as funcionalidades das visitas variam de clínica para clínica, usarei aqui o modelo da clínica Grupo Recanto para ilustrar a situação.
As visitas podem acontecer apenas depois da estabilização do paciente, a maioria dos pacientes chegam em situação de crise de abstinência ou em surto por conta dos efeitos das drogas, precisando de um tempo para se acalmarem e se estabilizarem.
Por isso há um prazo entre 2 semanas a 1 mês para a realização de visitas, precisando ser marcadas com a dupla terapêutica que fica responsável pelo paciente, que detém contato direto com a família, após marcado basta apenas comparecer no dia.
Conclusão
A escolha de uma clínica de reabilitação em Caucaia pode se aparentar difícil no início, mas ao conhecer esses detalhes, espero que suas escolhas possam ser facilitadas, assim como ter sanado algumas de suas dúvidas.
Embora pouco divulgado, as clínicas de reabilitação são um ótimo recurso para o tratamento de dependentes químicos, ressalta-se apenas que é mais indicado para aqueles casos em que os serviços hospitalares foram insuficientes.
Portanto, se tinha alguma dúvida sobre a confiabilidade das clínicas de reabilitação, saiba que a maioria é bem-intencionada, porém em todo ramo sempre terão aqueles que procuram se aproveitar, mas para isso cabe a você estar atento aos detalhes que mencionei anteriormente no texto.
Fabrício Selbman é Diretor do Grupo Recanto, rede de três clínicas de tratamento de dependentes químicos referência no Norte e Nordeste nesse segmento, e também é:
- Formado em marketing e pós-graduado em gestão empresarial;
- Especialista em Dependência Química pela UNIFESP. Especialização na Europa sobre o modelo de tratamento Terapia Racional Emotiva (TRE);
- Psicanalista pela Associação Brasileira de Estudos Psicanalíticos do Estado de Pernambuco (ABEPE);
- Professor de Especialização na Associação Brasileira de Estudos Psicanalíticos do Estado de Pernambuco (ABEPE);
- Diretor do Grupo Recanto, rede de três clínicas de tratamento de dependentes químicos referência no Norte e Nordeste nesse segmento.