A arte é um elemento muito importante na vida do ser humano e está presente na nossa civilização a milhões de anos, pois através dela sempre procuramos retratar algo, seja nossos sentimentos, nosso dia-a-dia ou até a nós mesmos. Mas também a arte pode ser vista como uma forma de expressar aquilo que está no nosso subconsciente, seja expressões que representam emoções, sonhos, fazendo assim dela um importante instrumento de comunicação.
Com isso a arte vem se fazendo presente desde então, perpassando por momentos da história onde ela relata o que era se passado em cada um deles. Com a evolução dos estudos da psique humana foi-se percebendo que, a arte além de ser um bom hobby, possui um grande potencial terapêutico.
Alguns terapeutas como Sigmund Freud e Carl Jung perceberam que a arte, é um importante instrumento terapeutico, uma vez que atraves dela, o individuo consegue, ampliar suas variadas formas de comunicação e expressão, fazendo da arte uma mensagem para o terapeuta, carregada de símbolos, significados que são colocados exclusivamente pelo sujeito, fazendo de cada arte, uma expressão única e individual das suas variadas emoções.
Sendo assim temos o surgimento da arte terapia, que é muito mais do que criar belas obras de arte, é um espaço seguro onde a criatividade se encontra com a psicologia, permitindo que indivíduos explorem seu mundo interior, processem suas experiências e encontrem maneiras de lidar com desafios emocionais, seja por meio da pintura, desenho, escultura, colagem e várias outras formas de expressão artística, as pessoas podem acessar sentimentos profundos, muitas vezes inexprimível em palavras.
O que é a arteterapia?
A arteterapia é um tipo de abordagem terapêutica que utiliza a expressão artística como uma forma de comunicação, exploração emocional e crescimento pessoal. Ela se mostra como uma prática interdisciplinar que combina elementos da psicologia e da arte para ajudar as pessoas a lidar com questões emocionais, melhorar o bem-estar mental e até mesmo promover o autoconhecimento.
É através da arteterapia que muitos indivíduos têm a oportunidade de se expressar mais internamente com o uso da arte, principalmente para aqueles que possuem essa dificuldade ou até mesmo possuem características introvertidas, esta prática incita a comunicação e a expressão de uma forma lúdica para o paciente.
Arteterapia pode ser usada em pacientes de todas as idades, é uma técnica acessível e criativa, muito benéfica para o paciente, principalmente aqueles que enfrentaram tanta repressão, angústias e não conseguiam expressar os sentimentos sentidos naqueles momentos de sua vida, sendo assim um importante elemento na terapia, incitando que o individuo além de comprometer com a terapia se comprometer com sua produção artística e explorar de uma diferente forma as suas emoções.
Sendo assim, ao engajar-se em atividades artísticas, como pintura, desenho, escultura, colagem, música, dança e muito mais, as pessoas podem externalizar suas emoções e processar eventos traumáticos ou desafiadores, podendo assim ser um instrumento de comunicação entre o paciente e o terapeuta e até do indivíduo com ele mesmo.
Principais tipo de arteterapia
Existem vários tipos de artes que podem ser usadas como terapia, seja ela através de pintura, confecção de artesanatos, leituras de textos, escritas, todas elas podem sim ser usadas como técnicas de arte terapia, com os objetivos certos, sendo auxiliado pelo terapeuta certo e seguindo o objetivo da terapia, esta técnica trará os resultados esperados.
Sabemos que a arte pode ser expressada de vários modos, por isso consequentemente a arteterapia, também possui variados tipos de técnicas presentes, fazendo com que o indivíduo tenha uma ampla escolha de arte, podendo migrar de uma para outra até que encontre seu próprio estilo, livre de julgamentos e com incentivo do terapeuta que o acompanha nas sessões.
Pintura
A pintura é uma das técnicas mais famosas e usadas dentro da arteterapia, onde o paciente tem contato com as cores, que por sua vez estão bem interligadas com as emoções, além do ato da pintura está desprendido de alguma forma específica, é uma técnica livre. É uma técnica bastante usada na psicologia analítica que por sua vez acredita que através da pintura o sujeito estimula a sua função de sentimento.
Escrita
A escrita também é uma técnica bastante usada, pois alguns indivíduos acreditam não ter tanta criatividade para pintura, ou até mesmo preferem se expressar através das suas frases, fazendo histórias, criando personagens ou até falando de si mesmo, caso não consiga visualizar tudo aquilo que tem em mente.
Narrativa
Na arte narrativa o indivíduo tem oportunidade de criar uma narrativa de sua preferência para que o ajude na sua intervenção terapêutica, seja para melhorar sua comunicação com o terapeuta ou até mesmo para conseguir expressar seus sentimentos de outra forma.
Dança
A dança também é uma forma de arte terapêutica, desde os inícios do tempos a dança sempre foi usada de forma de expressar o que a música ocasionava naquele sujeito, uma forma de externar corporalmente o sentimento é sempre válido, ajudando o indivíduo a colocar pra fora algumas de suas angústias através do movimento corporal.
Leia também: Saúde mental: Saiba como se cuidar e a importância para o nosso bem-estar
Os benefícios da arteterapia
A arteterapia assim como qualquer outra técnica terapêutica, possui benefícios que podem sim ser atrelados ao sucesso da terapia, principalmente quando o próprio paciente colabora com a técnica, seja dando ideais, ou investindo no tratamento acreditando no seu potencial criativo e artístico.
Desenvolvimento das habilidades sociais
Um dos benefícios que a arteterapia pode trazer é o desenvolvimento de habilidades sociais, pois através da arte é possível promover uma forma de comunicação, seja das pessoas que se interessem pela arte produzida, seja pelo ato de trabalhar a expressão de sentimentos, ou até mesmo conseguir estabelecer uma comunicação ao falar sobre a arte feita, promover ideias para a mesma, ajudando nas habilidades sociais.
Estímulo da autoestima e do autoconhecimento
O estímulo de habilidades como a autoestima e o autoconhecimento, também podem ser explorados na arteterapia, uma vez que produzindo algo que seja do interesse do paciente o mesmo vai ter acesso a conhecer atividades que gosta, que sentimentos ele vive mais recorrentemente, promovendo um autoconhecimento de si mesmo, ja na autoestima a arte terapia tende a desenvolver habilidades, se conhecer mais intrinsecamente, fazendo aquele sujeito a compreender as suas qualidades, estimulando-o também a melhorar-las.
Redução de estresse
Por conta do incentivo a expressão de sentimentos a arte terapia é grande aliada na redução de estresse, uma vez que o indivíduo utiliza sua concentração para focar na sua produção, expressa o que está sentindo, através de uma forma saudável e terapêutica.
Profissionais Capacitados
Profissionais capacitados em arteterapia são aqueles que possuem formação e treinamento adequados para conduzir sessões de arteterapia de maneira segura, ética e eficaz. Eles geralmente têm uma combinação de formação em terapia e arte, o que os permitem compreender os aspectos emocionais e criativos que participam deste processo terapêutico. Aqui nós podemos falar de alguns dos profissionais capacitados na área de arteterapia, onde entre eles se incluem:
Arte terapeutas licenciados:São profissionais que concluíram um programa de graduação ou pós-graduação em arteterapia em alguma instituição reconhecida. Sendo assim eles obtêm licenciamento ou certificação para praticar arteterapia de acordo com as regulamentações da região em que atuam.
Psicólogos com Especialização em Arteterapia: Alguns psicólogos buscam formação adicional em arteterapia para que possam integrar abordagens criativas em sua prática terapêutica. Eles podem não ser arteterapeutas licenciados, mas têm conhecimento para aplicar técnicas artísticas no contexto terapêutico, pois dentro do curso de psicologia existe o ensinamento de algumas técnicas arteterapêuticas.
Terapeutas Ocupacionais com Foco em Arteterapia: Terapeutas ocupacionais podem incorporar a arteterapia em seu trabalho, especialmente ao ajudar indivíduos a desenvolver habilidades motoras e cognitivas através da expressão artística, sendo assim dando uma nova função para a arteterapia.
Educadores em Artes com Conhecimento em Arteterapia: Professores e educadores nas áreas de arte, música, dança e teatro que têm conhecimento em arteterapia podem aplicar abordagens terapêuticas em suas práticas educativas, promovendo para os seus alunos os beneficios como a habilidade de socialização e autoconhecimento.
Profissionais de Saúde Mental com Formação em Arteterapia: Psiquiatras, assistentes sociais, terapeutas familiares e outros profissionais de saúde mental podem se especializar em arteterapia como uma extensão de sua formação principal, para que assim possam usar dessas técnicas como fins terapêuticos, promovendo a saúde mental do paciente.
Patologias onde a arteterapia pode ser aplicada
Como uma forma de terapia bastante eficiente a arteterapia pode ser aplicada em vários tipos de patologias, que encontramos no cenário da saúde mental e física. Sendo assim usando a arteterapia para algumas patologias que irão ser citadas, foram detectados que sim a arte pode ser um instrumento terapêutico de transformação e evolução do indivíduo.
Dentre as patologias pelas quais podem ser tratadas com a técnica de arte terapêutica, temos o transtorno de ansiedade generalizada, onde a arte ajuda o paciente a compreender seus sentimentos de uma forma não verbal e ainda assim oferecendo uma saída saudável para expressá-los.
Além desse transtorno a propriedade terapêutica que a arte trás, explorando os sentimentos subjacentes, emoções reprimidas, ajudando no processo desses sentimentos, ajudam pacientes com depressão, transtornos alimentares, transtornos de humor, além de poder ser usada como instrumento de relaxamento para pessoas com síndrome de burnout, além disso a arteterapia pode ser útil para pessoas em processo de reabilitação física, oferecendo uma maneira de lidar com a dor, a frustração e as mudanças no corpo devido a lesões ou doenças, sendo assim sendo bastante útil, para vários tipos de patologias.
Leita também: Tratamento para depressão: Conheça os principais métodos!
Aplicações Clínicas e Terapêuticas
Como foi visto ao longo do texto vimos que a arteterapia tem uma grande gama de aplicações, sejam elas clínicas ou terapêuticas, com isso podemos notar que a arte pode esta em qualquer lugar e principalmente como instrumento terapêutico, seja na saúde mental, com a promoção de autoconhecimento, expressão dos sentimentos, promoção da autoestima, sendo ela usada para tratar traumas, ansiedade e depressão.
O desenvolvimento de interações sociais, pois a arteterapia pode ser usada em grupo com isso facilitando a interação do grupo terapêutico, podendo até mesmo proporcionar para crianças com transtorno do espectro autista um incentivo a comunicação e um refinamento de suas habilidades sociais.
Ajuda com questões dos processos de luto, onde a expressão de sentimento ajudará aquela pessoa a passar pelo processo de luto de forma mais elaborada e saudável, explorando os sentimentos fazendo com que seja possível compreender suas emoções.
Além disso, o desenvolvimento infantil também pode ser explorado através de suas implicações, uma vez que ajuda nos recursos cognitivos, motores, ajudar no entendimento e expressão de emoções das crianças, além de melhorar suas interações sociais.
A arteterapia também pode ser aplicada como uma forma de fisioterapêutica, ajudando no desenvolvimento psicomotor do indivíduo, como expressões corporais nas danças, a pega no pincel e o quanto de tinta vai ser usado, a força usada para espalhar a tinta e suas tonalidades, incitando também a criatividade do sujeito.
Conclusão
Como foi visto neste texto a arteterapia tem grande serventia na promoção de saúde mental, e pode ser aplicada de várias formas, por profissionais competentes, ajudando o indivíduo no seu processo terapêutico promovendo sua saúde mental assim como sua qualidade de vida.
A mesma se mostrou variada, com diversos tipos e formas de ser usada em terapia, seja ela em forma de dança, pintura, escrita, narrativa, esculturas e artesanatos, todas essas formas possuem o mesmo objetivo, fazendo com que o sujeito consiga expressar seus sentimentos de diferentes formas, do modo que ele mais se identificar.
Dentre seus benefícios podemos encontrar vários, como, redução de estresse pois arteterapia utiliza dentre seus objetivos a expressão de sentimentos e emoções, a promoção de autoconhecimento, pois ao expressar seus sentimentos no momento de concentração consigo mesmo.
O indivíduo começa a organizar seus pensamentos fazendo ser possível compreender a origem das suas emoções, a autoestima, que se expressa através da satisfação gerada ao terminar um trabalho artístico sendo assim enxergando sua qualidade.
Sendo assim podemos enxergar a importância da terapia pois nela possui variadas técnicas dentre elas a citada no texto, que promovem uma promoção na qualidade de vida do indivíduo, além de variados benefícios na sua saúde mental.
Fabrício Selbman é Diretor do Grupo Recanto, rede de três clínicas de tratamento de dependentes químicos referência no Norte e Nordeste nesse segmento, e também é:
- Formado em marketing e pós-graduado em gestão empresarial;
- Especialista em Dependência Química pela UNIFESP. Especialização na Europa sobre o modelo de tratamento Terapia Racional Emotiva (TRE);
- Psicanalista pela Associação Brasileira de Estudos Psicanalíticos do Estado de Pernambuco (ABEPE);
- Professor de Especialização na Associação Brasileira de Estudos Psicanalíticos do Estado de Pernambuco (ABEPE);
- Diretor do Grupo Recanto, rede de três clínicas de tratamento de dependentes químicos referência no Norte e Nordeste nesse segmento.